Objetivos e público alvo
O projeto tem como objetivo a criação do Observatório de Pessoas Trans e Travestis através de um mapeamento sobre a empregabilidade e trabalhabilidade desses corpos em todo o Estado de Pernambuco. A ideia é que os dados e pautas levantadas sejam apresentadas em Conferências Estaduais, Municipais e Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+.
Contexto
Em um contexto onde a busca por equidade e dignidade no ambiente profissional se intensifica, emerge a necessidade de assegurar direitos fundamentais para todos os trabalhadores. Isso abrange a garantia de não discriminação em todas as suas formas, o respeito ao direito à identidade de gênero, o combate implacável ao assédio e ao preconceito, bem como o acesso a benefícios previdenciários que ofereçam segurança e amparo. A questão da empregabilidade e da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população trans e travesti, historicamente marginalizada, é particularmente urgente. Nesse sentido, torna-se crucial promover o acesso e as oportunidades de formação e cursos profissionalizantes direcionados especificamente para essa parcela da população, visando sua plena inclusão e autonomia no mundo do trabalho.
Sobre a Organização
A Natrape é uma organização da sociedade civil filiada à Rede Trans Brasil. Voltada à prevenção, mitigação, memória e reparação da transfobia, que atua há onze anos em Pernambuco. Segundo os dados publicados no dossiê da Rede, o estado registrou, em 2023, 8 assassinatos contra as comunidades trans e travestis. Visando erradicar a violência antigênero, a Associação reivindica, nas três esferas do poder público, a criação, promoção, fomento e capilarização de políticas afirmativas, articulando ainda o monitoramento sazonal do seu funcionamento, em termos qualitativos e quantitativos. Promove também parcerias com o setor privado, estimulando formações continuadas e inserção profissional. Além disso, buscando reduzir os danos acirrados pela desigualdade social, como a vulnerabilidade alimentar, a instituição realiza atividades assistenciais.