Objetivos e público alvo
O projeto “Mulheres & Cárcere: a liberdade é uma luta constante” visa oferecer orientação jurídica, suporte psicossocial e formação para mulheres em situação de cárcere e egressas do sistema prisional, com foco no desencarceramento e na reinserção social. O público prioritário são mulheres negras encarceradas no Conjunto Penal Feminino de Salvador e suas famílias.
Contexto
O encarceramento feminino no Brasil, especialmente de mulheres negras, reflete um sistema prisional superlotado e violador de direitos humanos. As mulheres enfrentam condições precárias, falta de acesso à saúde, educação e oportunidades de reinserção social. O projeto busca enfrentar essas desigualdades, promovendo medidas de desencarceramento, formação de lideranças e apoio psicossocial para garantir a reintegração familiar, profissional e social das egressas.
Sobre a Organização
Criado em 2020, o Instituto Juristas Negras (IJN) é um coletivo formado exclusivamente por mulheres negras, criado em 2020, com a missão de enfrentar o racismo e o sexismo no sistema de justiça brasileiro. Atua na produção e disseminação de saberes jurídicos afrodiaspóricos, promovendo uma prática jurídica antirracista e antissexista.