
Fortalecer as organizações da sociedade civil por meio de atividades de formação e treinamento é parte da missão estratégica do Fundo Brasil. Todos os anos são realizadas oficinas de treinamento para defensoras e defensores dos direitos humanos. Veja fotos
Em abril, representantes de projetos apoiados participaram da conferência Litigância Estratégica em Direitos Humanos, realizada pelo Fundo Brasil com apoio da Fundação Ford no auditório da FGV Direito, em São Paulo. Em dezembro, representantes de 35 projetos apoiados pelo Fundo Brasil se reuniram em São Paulo do dia 5 ao dia 9 para participar de atividades formativas e reflexivas sobre temas como juventude e ação política; juventude e violência; tecnologias, visibilidade e comunicação.
O enfrentamento ao tráfico de pessoas e a violência associada ao preconceito racial foram os principais temas dos encontros com representantes dos projetos apoiados. A necessidade de fortalecer a ampliar a capacidade de comunicação de atores da sociedade civil também foi tema das oficinas. Os encontros reuniram grupos apoiados por meio do edital “Enfrentamento ao tráfico de pessoas e do edital anual 2015.
Neste ano o trabalho de formação teve como foco a comunicação institucional. Foram realizadas quatro oficinas de comunicação com redes de direitos humanos, cada uma com um tema; uma oficina com os grupos apoiados por meio do edital anual; e uma oficina com os projetos apoiados pelo edital específico “Megaeventos esportivos e direitos humanos”.
Encontros realizados nos meses de junho e dezembro possibilitaram discussões sobre a função da comunicação e ferramentas para promover a mobilização para superação de desigualdades. Oficinas, debates e grupos de trabalho reuniram representantes de grupos apoiados em 2012 e 2013, além de redes apoiadas por meio do projeto “Fortalecendo o protagonismo de redes e articulações na promoção de direitos humanos no Brasil”.
O tema direitos humanos e desenvolvimento e discussões em grupos de trabalho com os temas terra, cidadania, equidade racial e gênero foram as principais ações do Encontro de Projetos 2001. Os participantes também acompanharam oficina de projetos e prestação de contas.
O Encontro de Projetos 2010 contou com uma oficina sobre memória e história dos direitos humanos no Brasil. A equipe do Museu da Pessoa foi responsável pela oficina. O grupo também participou de uma oficina sobre elaboração de projetos, realizada pela professora Leila Bonfim.
Oficinas realizadas durante três dias trataram de temas como elaboração de projetos, gestão administrativa e financeira e comunicação estratégica. Além disso, houve apresentação e debates sobre a dimensão racial em direitos humanos. Grupos de trabalho de cidadania, gênero, raça, terra e território discutiram o assunto
Debates sobre os direitos humanos, oficinas de aprimoramento em gestão financeira e de aprimoramento em elaboração de projetos para captação de recursos e a exibição do filme “Atos dos Homens”, de Kiko Goifman, fizeram parte das atividades de formação que reuniram grupos apoiados em 2007 e 2008.
Representantes dos projetos apoiados por meio do edital anual participaram de oficina de capacitação técnica e gerencial e também do seminário “Debatendo o investimento privado em direitos humanos”.