Agência Diadorim
Eleição democrática é eleição sem LGBTfobia
São Paulo
Objetivos e público prioritário
Construir uma cobertura jornalística inovadora das Eleições de 2022, com foco nas pautas de interesse da população LGBTI+, no combate à desinformação LGBTfóbica e na defesa dos princípios democráticos, como o Estado laico, a liberdade de imprensa e a independência judicial. Espera-se, dessa forma ampliar o debate público dessas temáticas, democratizando a produção jornalística de qualidade.
Contexto
A Diadorim nasce como resposta às múltiplas crises que o país vivencia, aprofundadas desde a ascensão da extrema-direita ao Governo Federal. O próprio modelo digital da agência, com baixo custo de operação, realizado remotamente e focado no trabalho com dados e pesquisas inovadoras, foi pensado para driblar os desafios impostos ao jornalismo na pandemia de Covid-19. As eleições de 2022 serão determinantes para a população LGBTI+. Questões envolvendo identidade de gênero, orientação sexual e modelos não tradicionais de família certamente serão alvo de desinformação e ataques conservadores.
Sobre a organização
A Diadorim foi criada em janeiro de 2021, como resposta a uma conjuntura extremamente adversa para as pessoas LGBTI+ no Brasil. A ascensão de um governo de extrema-direita, o fortalecimento do fundamentalismo religioso, o aumento dos ataques à imprensa e o recrudescimento dos discursos LGBTfóbicos ameaçavam (e continuam ameaçando) erodir as frágeis bases democráticas do país. Coerente com sua missão e projeto editorial, apenas neste primeiro ano de existência a Diadorim publicou 21 reportagens, 25 textos de opinião e sete entrevistas com figuras importantes do movimento LGBTI+.
Linha de Apoio
Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2022
Ano
2022
Valor doado
R$60.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero