Objetivos e público alvo
O projeto Aîbu Bai Shapu Yuxibu busca fortalecer o protagonismo das mulheres Huni Kuin da Aldeia Altamira Ni Yuxibu, promovendo autonomia financeira, resiliência climática e preservação cultural. As ações incluem a revitalização do cultivo agroecológico do algodão, a produção de tapeçaria tradicional, a ativação de uma marca própria de artesanato e a implantação da Casa de Saberes Femininos.
Contexto
A Aldeia Altamira Ni Yuxibu está localizada na Terra Indígena Seringal Independência, às margens do rio Tarauacá, no Acre. Trata-se de uma das regiões mais isoladas e vulneráveis do país, marcada por acesso precário, altos custos de transporte e dependência de doações externas. A comunidade enfrenta fortes pressões ambientais e, com os impactos da crise climática, enfrentam risco com relação à biodiversidade amazônica e a continuidade dos modos de vida tradicionais.
Sobre a Organização
A Associação Aîbu Kene Keneya foi criada em 2023 por mulheres Huni Kuin da Aldeia Altamira Ni Yuxibu, com o propósito de fortalecer a autonomia feminina, resgatar saberes ancestrais e garantir os direitos fundamentais das mulheres indígenas. Estruturada de forma comunitária e matrifocal, a organização é composta exclusivamente por mulheres Huni Kuin, que conduzem todas as decisões coletivamente. As anciãs, artesãs e lideranças espirituais têm papel central na transmissão dos conhecimentos tradicionais, como tecelagem, grafismos sagrados, medicinas da floresta e práticas agroecológicas.


























