Objetivos e público alvo
O projeto Ka’aguy Nhanemba’e (Floresta Nossa Casa) visa fortalecer a defesa do território indígena Amba Porã, localizado no bioma da Mata Atlântica na região do Vale do Ribeira, por meio do monitoramento e patrulhamento realizado por 12 jovens guerreiros Guarani (Xondaro). O objetivo é inibir ações ilegais como caça, extração de palmito, desmatamento e dragagem do rio, além de promover a recuperação de áreas degradadas.
Contexto
O território de 7.204 alqueires, ainda não homologado, sofre constantes invasões de caçadores, palmiteiros, posseiros e empresas mineradoras. A comunidade já desativou 100% das carvoarias clandestinas, mas enfrenta novos desafios, como a ameaça de dragagem do rio por uma mineradora. Os recursos serão usados para aquisição de equipamentos (drone, câmeras, EPIs) e custeio de atividades de patrulhamento quinzenal.
Sobre a Organização
A Aldeia Ko’ẽ Ju, composta pelo povo Guarani, organizou um grupo de 12 patrulheiros indígenas para proteger o território. A iniciativa surgiu em 2015 devido à crescente destruição ambiental. A comunidade busca fortalecer sua autonomia na defesa do território e da biodiversidade, garantindo a preservação da Mata Atlântica e a justiça climática.