Objetivos e público alvo
O projeto tem como objetivo garantir acesso contínuo à água potável, energia sustentável e conectividade digital para a Aldeia Ni Shuvini, fortalecendo a resiliência climática, sanitária e a autonomia comunitária. O público alvo são as famílias da Aldeia.
Contexto
A Aldeia Ni Shuvini está localizada na Terra Indígena Katukina Kaxinawa, no município de Feijó (AC), no coração da Amazônia. Trata-se de uma comunidade recém-formada, oficialmente reconhecida pela Funai há pouco mais de um ano, que enfrenta desafios severos relacionados à emergência climática. O projeto busca assegurar direitos básicos, como água limpa, energia renovável e conectividade, como resposta urgente às violações de direitos humanos agravadas pelas mudanças climáticas na Amazônia.
Sobre a Organização
A Aldeia Ni Shuvini é formada por famílias do Povo Shanenawa e integra a Terra Indígena Katukina Kaxinawa. Sua missão é preservar a cultura, tradições e saberes ancestrais, transmitidos pelos mais velhos, e proteger a floresta contra ameaças externas. A comunidade se organiza a partir de lideranças tradicionais: Tekahayne Shanenawa (cacique), Purumã Shanenawa (vice-cacique), mulheres lideranças como Itanielle e Aline Shanenawa, Matsiani Shanenawa (educadora e articuladora em redes indígenas).


























