Objetivos e público alvo
O projeto visa fortalecer o movimento e os ativistas trans locais para enfrentar a ofensiva anti-direitos, com um foco especial em pessoas trans e travestis, que constituem o público-alvo dos trabalhos. A organização busca fortalecer sua própria estrutura, capacitar ativistas para a disputa de narrativas nas redes sociais e nas ruas, e ampliar a visibilidade e a incidência política do movimento trans na Bahia e no Brasil.
Contexto
Atualmente, a comunidade trans se tornou o principal alvo da extrema direita global, um movimento impulsionado por discursos que buscam a “extinção das identidades trans”. Essa ofensiva não é apenas uma ameaça a esses direitos, mas um ataque direto à democracia, já que a defesa dos direitos trans é vista como uma barreira contra a barbárie. A Atração busca fortalecer o movimento trans para que possa disputar narrativas, ocupar espaços institucionais e resistir a essa onda de ataques que se espalham pelo mundo e já afetam o Brasil.
Sobre a Organização
A Associação Baiana de Travestis, Transexuais e Transgêneros em Ação (Atração) foi fundada em 2014 com a missão de ser uma força de articulação para o movimento social de pessoas trans e travestis na Bahia. O objetivo central é construir uma sociedade mais segura e inclusiva para essa população, por meio do empoderamento político e econômico. A organização, liderada em sua maioria por pessoas trans e travestis, inclusive em todos os cargos de direção, atua para incidir em políticas públicas e defender direitos humanos.


























