Objetivos e público alvo
O projeto visa fortalecer a autonomia e a cidadania de mulheres cis, trans e travestis em situação de rua e uso abusivo de drogas no território da Cracolândia, em São Paulo. O público prioritário inclui mulheres negras, indígenas e imigrantes, que enfrentam múltiplas vulnerabilidades, como violência de gênero, racismo, transfobia e xenofobia.
Contexto
A Cracolândia é um território marcado por intensa vulnerabilidade social, violência policial e exclusão. Mulheres cis, trans e travestis enfrentam desafios como a falta de acesso a direitos básicos, violência de gênero e discriminação. Os recursos solicitados serão utilizados para realizar oficinas de direitos humanos, fortalecer a rede de apoio e ampliar a incidência política do coletivo, garantindo maior visibilidade e proteção para as beneficiárias.
Sobre a Organização
O Coletivo Tem Sentimento foi formalizado em 2021, mas atua desde 2016 no território da Cracolândia. Sua equipe é composta majoritariamente por mulheres cis, trans e travestis, que promovem ações de acolhimento, redução de danos, geração de renda e formação política. O coletivo integra redes como o Comitê PopRua e o Fórum Rede Centro, além de participar ativamente de eventos culturais e ações de advocacy. Em 2023, recebeu o Prêmio Fashion Futures na categoria projetos sociais, advocacy e políticas públicas.