Objetivos e público alvo
Visa fortalecer a agricultura familiar na Comunidade Quilombola São Pedro dos Migueis, em Catolé do Rocha-PB, por meio da criação de um pomar e horta comunitária em sistema de mandala. O público prioritário são as 16 famílias que residem permanentemente no território, especialmente as mulheres. A iniciativa busca também incentivar o retorno de famílias que migraram para as periferias urbanas, promovendo geração de emprego e renda, resgate de práticas tradicionais, como o uso de plantas medicinais, e segurança alimentar e nutricional.
Contexto
A Comunidade Quilombola São Pedro dos Migueis é composta por 35 famílias, das quais 16 residem permanentemente no território. A comunidade vive principalmente da agricultura e do artesanato, mas enfrenta desafios como a falta de infraestrutura e oportunidades, levando muitos jovens a migrar para trabalhos temporários em cidades vizinhas. Os recursos solicitados serão utilizados para a implantação do projeto, incluindo a compra de insumos, sementes e equipamentos, além de promover a comercialização do excedente por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Sobre a Organização
Fundada em 2003, a Associação Comunitária Negra Santo Antônio do Sítio São Pedro dos Migueis atua na promoção da cultura, dos direitos e do desenvolvimento sustentável da comunidade quilombola. A associação promove atividades culturais, como grupos de dança e capoeira, e realiza eventos como o Simpósio Quilombola de Catolé do Rocha. Sua missão é fortalecer a identidade quilombola, garantir direitos e promover o desenvolvimento comunitário.