Objetivos e público alvo
O projeto visa informar a população idosa sobre seus direitos, promover sua integração na comunidade e combater o isolamento social, especialmente entre os idosos residentes em áreas rurais. O público prioritário são idosos do município de Sem Peixe, com foco naqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Contexto
Sem Peixe é uma pequena cidade na Zona da Mata mineira, na bacia do Rio Doce. A falta de trabalho formal, acelerou o êxodo rural deixando Sem Peixe com uma população idosa. Em 2014, Sem Peixe era a cidade mineira com a maior concentração de idosos, cerca de 15% da população. Os recursos serão utilizados para realizar eventos mensais que incluem palestras informativas sobre direitos dos idosos, saúde física e mental, além de atividades de entretenimento e integração comunitária. O projeto também prevê a construção de banheiros comunitários para melhorar a infraestrutura dos locais de realização dos eventos. Essas ações buscam reduzir o sentimento de abandono e promover a qualidade de vida dos idosos, em um município onde a população idosa representa quase 30% dos habitantes.
Sobre a Organização
A Associação da Escola Família Agrícola de Camões (AEFAC) foi fundada em 1993 e atua na gestão da Escola Família Agrícola Camões, oferecendo ensino fundamental e médio integrado ao técnico em agropecuária. Sua missão é promover a integração escola-comunidade e melhorar a qualidade de vida das famílias rurais. A organização já administrou diversos projetos sociais e mantém parcerias com instituições como a Fundação Renova, universidades e sindicatos, consolidando-se como uma referência no desenvolvimento comunitário na região.