Projetos

Associação das Mulheres Indígenas do Município de Tapauá

Valorização e revitalização culturais das mulheres indígenas do município de Tapauá

Amazonas

Objetivos e público alvo

A iniciativa visa criar um espaço motivador da luta pela melhoria de vida das indígenas, através da realização de atividades e debates sobre direito das mulheres e do incentivo ao estudo da língua materna, propiciando também a troca de experiências. Prevê ainda que as mulheres indígenas participem de outros espaços políticos, na busca, por exemplo, do acesso a serviços públicos.

 

Atividades principais

  • Realização de palestras nas comunidades sobre os temas propostos no projeto como discriminação ao acesso ao serviço público e orientação sexual. 
  • Realização de atividades com profissionais para orientar o manejo da madeira e animais silvestres. 
  • Confecção de artesanatos objetivando uma melhor condição econômica.
  • Jogos a interação entre indígenas e não indígenas como forma de consolidar a boa amizade, excluindo a discriminação.

 

Contexto

No município de Tapauá, localizado a 769 quilômetros de Manaus (AM) pela via fluvial, indígenas enfrentam, diariamente, problemas como a discriminação no acesso ao serviço público, de gênero, de raça, de etnia, de orientação sexual e/ou em razão de condição econômica. Não há no município transporte regular para as comunidades e os indigenas sofrem com dificuldades de acesso aos benefícios sociais, devido a discriminação do poder público na esfera municipal. Paralelamente a essas questões, as comunidades enfrentam o aumento no consumo de drogas lícitas e ilícitas; a omissão pelo poder público relacionado a Conscientização dos direitos da mulher;além de ausência de apoio físico e logístico para associação e falta orientação sobre a saúde da mulher.

Sobre a organização

A Associação de Mulheres Indígenas visa Intensificar o processo de formação política das mulheres indígenas, a partir de suas organizações, na luta pela terra e pelo fortalecimento da cultura e identidade dos seus povos, na busca de alternativas econômicas e sustentáveis de acordo com seus costumes e tradições, potencializando o protagonismo das mulheres na construção de um “bem viver” para todos os povos.

Parcerias

A Associação de Mulheres Indígenas faz parte da Articulação dos Povos Indígenas do município de Tapauá; e da Calha do Purus onde encontram-se as etnias Jarawara, Jamamadi, Kanamati, Banawa, Apurinã, Paumari, Deni, Katukina, Mamori, Karipuna, Camadeni e Cocama.

Resultados

O projeto possibilitou visibilidade à realidade e à luta das mulheres. Foram realizadas atividades desafiadoras, incentivando o gosto pelo estudo da língua materna, contribuindo para a interação e com oferta de conhecimento básico de teoria e prática. Outra conquista foi o estímulo à curiosidade e ao interesse e criatividade para que as mulheres indígenas explorem novas ideias e descubram novos caminhos na resolução dos problemas cotidianos. Foram realizadas palestras em várias localidades.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2014

Valor doado

R$ 35.700,00

Duração

12 meses

Temática principal

Direitos das mulheres

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais