Objetivos e público alvo
Implementar ações políticas, culturais e de acesso à cidade para o enfrentamento às violações dos direitos das mulheres prostitutas no contexto da Copa do Mundo em Belo Horizonte (MG).
Atividades Principais
- Ações políticas, culturais e de inserção da prostituta nos espaços de debates sobre megaeventos, turismo e cultura, atentando ainda discussões sobre os impactos em seu trabalho e moradia.
- Curso de recepção, idiomas, história da cidade e cultura, esportes, direitos e serviços públicos.
- Realização de eventos de incidência política (Putadei Minas e Dia Sem Preconceito, PutaFestivais) e espaços de debates para construção de atividades e consolidação de seus resultados.
Contexto
O bairro central de Belo Horizonte concentra mais de quatro mil prostitutas que fazem desta região área de trabalho e residência. O local tem enfrentado uma violenta higienização estatal, que não respeita a relação histórica do bairro com seus atores. A realização da Copa do Mundo intensifica esse quadro e ameaça excluir as prostitutas dessa área, mesmo com a resistência organizada dessas profissionais na luta por direitos. Novas obras, alterações na estrutura do bairro, nos transportes e aumento de medidas restritivas e de repressão tem alterado o cotidiano nesses locais, resultando em impactos que comprometem os direitos humanos e não garantem moradia, acesso a equipamentos sociais e serviços básicos.
Sobre a Organização
Fundada em 2009, a Associação das Prostitutas de Minas Gerais atua na inclusão das prostitutas por meio da qualificação e capacitação para melhor atendimento aos clientes. Realiza ações de intervenção social e de incidência política junto a sociedade civil de Minas.
Parcerias
Rede Brasileira de Prostitutas.
Resultados
Foram realizadas ações políticas, culturais e de inserção da prostituta ems espaços de debates sobre megaeventos, turismo e cultura. Entre as ações estão o concurso Miss Prostituta, inserido no Dia Nacional Sem Preconceito; a participação na Virada Cultural de Belo Horizonte, intervenções na rua dos Gauicurus, tradicional região de prostituição, como apitaço e exposição de fotos; rodas de conversa.