Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul – ATMS
Identifique-se: Organização e formação política do movimento LGBTT no Mato Grosso do Sul - Etapa II

Mato Grosso do Sul
Objetivos e público prioritário
A segunda etapa do projeto Identifique-se pretendeu oferecer sustentabilidade técnica e política ao Fórum Estadual LGBT de Mato Grosso do Sul, criado na primeira fase. Garantir estrutura operacional que permitisse planejar e executar o fórum enquanto espaço político de deliberação do movimento LGBT do Estado, no sentido de dar capilaridade às ações de articulação, formação e mobilização de ativistas, foi o objetivo da proposta.
Atividades principais
- Planejamento do Fórum Estadual
- Reuniões de coordenação, ordinárias e descentralizadas
Contexto
O fórum pretendeu suprir a ausência de um espaço político legítimo para deliberar as demandas e construir pautas e estratégias de luta na perspectiva do movimento LGBT, em um momento de consolidação de um Conselho Estadual LGBT e da formatação do primeiro Plano Estadual de Políticas Públicas, avanços então recentes no Mato Grosso do Sul.
Sobre a organização
A missão da ATMS é defender gays, lésbicas, travestis e transexuais em situações em que seus direitos humanos são violados em função da discriminação e violência contra sexualidades e/ou identidades de gênero. A associação atua ainda no combate à discriminação e ao preconceito em instituições e serviços públicos.
Prevenção em DST/Aids, educação para os direitos humanos e a cidadania, orientações jurídicas e encaminhamentos para outras instituições e órgãos públicos para atendimentos no contexto das políticas públicas, além do controle social dessas políticas, são as ações realizadas pela organização.
Parcerias
Associação Corumbaense de Gays, Lésbicas e Travestis
Associação de Gays, Lésbicas e Travestis de Três Lagoas
Associação Douradense de Gays, Lésbicas e Transgêneros
Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais - Bem Mulher
Valquirias de Coxim (MS)
Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH)
Instituto Brasileiro de Inovação Pró-Sociedade Saudável do Centro-Oeste/IBISS
Fórum Estadual de ONGs/Aids de MS
Articulação de Mulheres de MS
Resultados
O projeto começou efetivando a criação do Fórum Estadual LGBT de Mato Grosso do Sul, com escolha de uma diretoria, mapeamento de movimentos relacionados ao tema e primeiras articulações políticas. Das reuniões previstas, foram realizadas 18 conforme a expectativa inicial, além de participações em conferências regionais que substituíram as cinco reuniões descentralizadas inicialmente propostas. A incidência política do Fórum foi importante também para conquistar, junto ao governo do Estado, a oficialização do Conselho Estadual da Diversidade Sexual, publicada em Diário Oficial no dia 21 de setembro de 2011.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2010
Valor doado
25 mil
Duração
9 meses
Temática principal
Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero