Objetivos e público alvo
O projeto propôs formação política para 80 LGBTs e a articulação de ativistas para qualificar a incidência desses atores nas ações e espaços políticos locais.
Atividades Principais
- Criação de três núcleos LGBTT no Estado
- Formação para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais para participação nos conselhos locais e regionais de políticas públicas
- Implantação e sistematização do Fórum Estadual, com regimento e agenda
Contexto
O diagnóstico da ATMS era de que o Estado do Mato Grosso do Sul registrava avanços legais no sentido de proteger a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Mas, apesar da aprovação de leis no sentido de combater a discriminação, contraditoriamente os avanços ainda não haviam sido incorporados por instituições e legitimados por políticas públicas – institucionalizar incorporados pelas instituições e legitimados pela política pública. A associação tem como desafio institucionalizar nas organizações públicas governamentais e não governamentais e nos movimentos sociais os direitos sexuais e reprodutivos como demandas legítimas e a orientação sexual e identidade de gênero como direitos humanos a serem garantidos pelo Estado.
Sobre a Organização
A ATMS tem como missão defender gays, lésbicas, travestis e transexuais nas violações contra seus direitos humanos por discriminação e violência contra suas sexualidades e/ou identidades de gênero, inclusive praticadas nas instituições e serviços públicos. A associação realiza ações de advocacy, de prevenção em DST/Aids, de educação para os direitos humanos e a cidadania; oferece orientação jurídica; promove o controle social das políticas públicas; e faz encaminhamentos de casos que devem ser atendidos em outras instituições e órgãos públicos.
Parcerias
As Valquirias de Coxim-MS
Associação Corumbaense de Gays, Lésbicas e Travestis
Associação de Gays, Lésbicas e Travestis de Três Lagoas
Associação Douradense de Gays, Lésbicas e Transgêneros
Centro de Defesa dos Direitos Humanos
Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais – Bem Mulher
Instituto Brasileiro de Inovação Pró-Sociedade Saudável do Centro-Oeste
Resultados
Com enfoque transversal entre políticas públicas, direitos sexuais e reprodutivos e direitos humanos, a organização realizou curso de formação e um diagnóstico local sobre políticas públicas específicas para pessoas LGBTs. Foi feita uma reunião geral com participantes de 12 municípios, de onde saíram resoluções e metodologia prática para a construção do Fórum Estadual LGBT.