Projetos

Associação de Mulheres Amigas de Itinga – Ammiga

Fortalecimento estrutural, organizacional e sustentabilidade da Ammiga

Bahia

Objetivos e público alvo

A reorganização estrutural proposta pelo projeto visa garantir o fortalecimento organizacional e a sustentabilidade da Ammiga, especialmente no processo de formação das integrantes e na articulação de outras parcerias do município. O espaço físico da Ammiga deve servir como referência local, que acolhe, orienta e promove as articulações necessárias em consonância com seus objetivos e missão.

Atividades principais

  • Aluguel e estruturação de espaço (mobiliário, linhas telefônica, provedor de internet)
  • Contratação de recursos humanos
  • Formalização da entidade

Contexto

O grupo teve o projeto “Formando e articulando as mulheres de Lauro de Freitas na luta por recursos públicos” apoiado pelo Fundo Brasil por meio do Edital 2008, mas, a partir de 2009, enfrentou problemas que dificultaram a manutenção e realização da agenda política proposta, o que levou à redução de suas ações.

Sobre a organização

A Ammiga atua na perspectiva de prevenir e combater a violência contra a mulher, bem como preparar as mulheres para defenderem, junto ao poder público, implementação eficaz das políticas que tratam da redução dos índices de desemprego feminino, especialmente entre as mulheres negras, e dos níveis de vulnerabilidade socioeconômica destas mulheres. Criada em janeiro de 2005, a associação realiza cursos de formação política e de inclusão digital; promove seminários sobre DSTs, autoestima, relações de gênero e raça; e desenvolve trabalhos artesanais.

Parcerias

Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA)
SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia
Fórum de Mulheres de Lauro de Freitas
Fórum Baiano de Economia Solidária e da Rede de Prevenção e Combate à Violência contra Mulheres
Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB)

Resultados

Além de montar e estruturar a sede, foi possível formalizar a associação e dar sequências às primeiras ações: reuniões periódicas da diretoria, oficinas de produção com artesãs, articulação do grupo Ammiga&Arte, monitoramento inicial sobre violência institucional e discriminação e rodas de conversas com mulheres sobre violência, feminismo e outros temas. Como resultado não esperado, a associação chegou à presidência do Conselho da Mulher do município de Lauro de Freitas.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2011

Valor doado

R$ 24.890,00

Duração

12 meses

Temática principal

Direitos de crianças e adolescentes

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais