Objetivos e público alvo
O projeto tem como objetivo fortalecer estratégias coletivas de resistência aos impactos da instalação de parques eólicos e usinas fotovoltaicas no Alto Sertão de Alagoas. O público alvo são mulheres rurais: agricultoras familiares, quilombolas, coletoras de umbu, pescadoras artesanais e artesãs que enfrentam desigualdades sociais, pressões ambientais e ameaças à soberania alimentar.
Contexto
O Alto Sertão de Alagoas, na Caatinga, vive sob intensa pressão ambiental e social: desertificação, escassez de água, perda da biodiversidade e insegurança alimentar já afetam diretamente comunidades tradicionais. Esse quadro é agravado pela instalação de complexos eólicos e solares, muitas vezes sem consulta prévia, que resultam em desmatamento, contratos abusivos e ameaças ao modo de vida rural. As populações quilombolas, indígenas e camponesas enfrentam conflitos agrários e falta de políticas públicas efetivas.
Sobre a Organização
A AMRSA é uma associação formada por 342 mulheres agricultoras, quilombolas, coletoras de umbu, pescadoras e artesãs do Alto Sertão de Alagoas. Criada como resposta às adversidades sociais e ambientais da Caatinga, tem como missão promover a agroecologia, a autonomia econômica feminina e a justiça climática.


























