Objetivos e público alvo
O projeto busca fortalecer a resiliência climática e socioeconômica da comunidade Quilombola Buri. Os objetivos incluem mapear, monitorar e proteger o manguezal, capacitar lideranças e promover incidência política. O público prioritário inclui os 140 associados e suas famílias e, também, cerca de 3.000 pessoas que moram na região.
Contexto
O Quilombo do Buri está localizado no manguezal do Rio Itapicuru, litoral norte da Bahia, onde a pesca artesanal é a base da subsistência. Com as mudanças climáticas, essa prática está em risco. Além disso, há questões como o isolamento geográfico, a vulnerabilidade socioeconômica, degradação ambiental, falta de regularização fundiária que expõem moradores a ameaças externas e limita acesso a políticas públicas. O projeto atua em prol da preservação ambiental, fortalecimento comunitário e justiça climática.
Sobre a Organização
Fundada em 2005 e reativada em 2024, a Associação promove a pesca, ecoturismo e agricultura familiar. Tem como missão superar vulnerabilidades, valorizar o território e garantir direitos humanos e conta com 140 membros, incluindo diretoria e conselho fiscal da própria comunidade quilombola. Além disso, atua com gestão comunitária, educação ambiental e capacitação de lideranças locais.


























