Objetivos e público alvo
O projeto visa fortalecer a proteção territorial da Terra Indígena Juma por meio de ações de monitoramento e vigilância, envolvendo lideranças e jovens da comunidade. O objetivo é conservar a floresta em pé, proteger os recursos naturais e garantir a transmissão de conhecimentos tradicionais entre gerações.
Contexto
Homologada em 2004, a Terra Indígena Juma, enfrenta pressões de atividades ilegais, como extração de madeira, e ameaças de grandes empreendimentos e monoculturas. Localizada no sul do Amazonas, a região é considerada fronteira do desmatamento. O projeto busca fortalecer a gestão territorial, utilizando tecnologias como GPS e drones, e promover a participação dos jovens na defesa do território.
Sobre a Organização
A Associação JAWARA PINA foi criada para defender os direitos e interesses do povo Juma, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e a proteção do patrimônio territorial, ambiental e cultural. A organização é composta por 06 indígenas, sendo 04 mulheres e 02 homens, e mantém parcerias com instituições como a OPIAM, COIAB, Kanindé e IEB. A JAWARA PINA também participa de redes regionais e nacionais de defesa dos direitos indígenas.