Objetivos e público alvo
O projeto busca fortalecer a comunicação do povo Akwe Xerente, destacando saberes tradicionais e práticas de manejo sustentável do fogo. O objetivo é produzir conteúdos educativos sobre prevenção de queimadas e restauração de áreas degradadas. O público prioritário são jovens comunicadores indígenas.
Contexto
O território Xerente, no Tocantins, enfrenta incêndios frequentes e emergências climáticas intensificadas por secas prolongadas. Queimadas descontroladas – somadas ao desmatamento ilegal e a expansão agropecuária – ameaçam biodiversidade, disponibilidade de recursos hídricos e a segurança alimentar. A comunicação estratégica nessas situações é crucial para multiplicar conhecimento e engajar comunidades e a sociedade em geral.
Sobre a Organização
Fundada em 2014, a ABIX previne e combate a incêndios, valorizando educação ambiental e preservação cultural. Ao todo, reúne 72 brigadistas indígenas Xerente, incluindo a primeira brigada feminina de mulheres indígenas do Brasil. Atua em parceria com IBAMA, Funai, órgãos estaduais e ONGs fortalecendo sua capacidade técnica e alcance territorial. A diretoria inclui mulheres e homens da própria comunidade, garantindo representatividade e participação local.


























