Objetivos e público alvo
O projeto busca fortalecer a resiliência climática por meio da criação de indicadores socioambientais, do monitoramento comunitário e da sistematização de registros audiovisuais sobre os impactos da crise climática. O público alvo são comunidades de Arapuri, Curuperé e Iririteua, no Pará.
Contexto
As comunidades tradicionais da RESEX Mãe Grande de Curuçá vivem em um maretório formado por rios, manguezais e restingas. A degradação ambiental, a pesca predatória e a carcinicultura ameaçam a biodiversidade, enquanto a crise climática altera ciclos das marés, aumenta o calor e dificulta o reflorestamento dos manguezais. Essas mudanças impactam a reprodução das espécies e fragilizam a economia local. Além disso, a ausência de políticas públicas específicas e a invisibilidade do trabalho de mulheres e jovens aumentam a vulnerabilidade social.
Sobre a Organização
A Associação dos Caranguejeiros, Pescadores de Povos e Comunidades Tradicionais de Arapuri nasceu em 2004 para defender os direitos de caranguejeiros e pescadores artesanais e hoje reúne também marisqueiros(as) e ribeirinhos(as). Sua missão é combater a invisibilidade da pesca artesanal, enfrentar violações de direitos, garantir acesso a políticas públicas e proteger os manguezais.


























