Projetos

Associação dos Moradores da Zona Rural de Mulungú

Dignidade aos agricultores familiares da Agrovila de Leo-Lândia - Mulungú

Paraíba

Objetivos e público alvo

Viabilizar condições para que os agricultores familiares da agrovila de Leo-Lândia exercessem sua plena cidadania, com promoção de acesso a recursos e serviços públicos e capacidade de defesa contra a discriminação sofrida em razão de condição econômica desfavorável foi a proposta do projeto.

Atividades principais

  • Capacitações em direitos civis e sociais e seus desdobramentos
  • Conversas com gestores públicos
  • Diagnósticos socioeconômico e ambiental das comunidades
  • Seminário final

Contexto

A comunidade de Leo-Lândia havia sido formada há pouco mais de 10 anos e era constituída por cerca de 120 famílias. Os moradores vinham enfrentando discriminação no acesso a políticas públicas, em parte pelo isolamento causado por intervenção local de uma política partidária que atuava apenas em benefício próprio. Fazia-se necessário um trabalho de conscientização sobre direitos e cidadania, para quebrar o ciclo de submissão a favores em que as famílias se encontravam.

Sobre a organização

Sua função é melhorar a vida da população rural e intermediar negociações entre a prefeitura de Mulungú e os moradores. Parte do trabalho é no sentido de fortalecer a união dos moradores por meio de mutirões pela manutenção e boa produtividade das lavouras de subsistência. A associação também viabiliza oficinas de artesanato – costura, pintura em tecido, crochê e bordado – e incentiva o grupo de jovens para o desenvolvimento de atividades culturais como teatro.

Parcerias

Associação de Consultores e Planejamento Agroambiental (Aecoplant)

Resultados

Com oficinas sobre aspectos práticos do acesso a direitos, capacitações sobre programas sociais disponíveis e conversas com entidades da sociedade civil e gestores públicos, o projeto conseguiu grande engajamento da comunidade de Leo-Lândia e mesmo a incidência sobre os jovens para que participassem dos trabalhos, além de mais acesso à administração pública para a obtenção de benefícios sociais regulares. O Sebrae passou a oferecer cursos para os mais jovens. O seminário final foi realizado conforme o previsto.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2009

Valor doado

R$ 24.410,00

Duração

10 meses

Temática principal

Direito à terra

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais