Objetivos e público alvo
O projeto busca fortalecer a economia local e a soberania alimentar da comunidade da RDS Despraiado, gerando renda por meio de agroflorestas com cacau e frutas nativas. O público prioritário são agricultores familiares, extrativistas e jovens.
Contexto
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Despraiado, localizada na região da Mata Atlântica, é marcada por pressão sobre recursos naturais e mudanças climáticas que afetam os ciclos produtivos tradicionais. Nesse local, as comunidades enfrentam desafios como evasão de jovens e fragilidade econômica. Com o projeto, sistemas agroflorestais serão implementados, capacitando moradores e gerando renda coletiva.
Sobre a Organização
A Associação dos Moradores de Despraiado (AMD) atua na RDS Iguape/SP, fortalecendo comunidades tradicionais. Também desenvolve agroflorestas, ecoturismo e formação de jovens lideranças. Trabalha em parceria com foco em soberania alimentar, geração de renda e conservação ambiental, atuando de forma coletiva e integrada à comunidade, levando em consideração as trocas de saberes entre gerações.


























