Objetivos e público alvo
O projeto visa fortalecer a cultura, identidade e autonomia do povo Cariri, promovendo práticas sustentáveis, preservação ambiental e transmissão de saberes ancestrais às novas gerações. O público prioritário são os moradores das sete aldeias, incluindo crianças, jovens, adultos, idosos, mulheres, LGBTQI+ e pessoas com deficiência.
Contexto
O território do povo Cariri está localizado na Chapada do Araripe, Ceará, no bioma Caatinga, caracterizado por clima semiárido com pluviometria de 500 a 800 mm anuais. A região enfrenta escassez hídrica, eventos climáticos extremos e impactos ambientais de grandes obras hídricas, como o Cinturão das Águas do Ceará, que comprometeram o abastecimento, desmataram áreas e degradaram ecossistemas.
Sobre a Organização
Fundada em 2017, a AICPUD reúne 150 famílias indígenas Cariri, atuando em diversas frentes: socioeconômica, política, educacional e ambiental, sem fins lucrativos. A organização promove a luta pelo território, conservação da biodiversidade e fortalecimento cultural, incluindo movimentos LGBTQI+ e inclusão de pessoas com deficiência.


























