Projetos

Associação Pernambucana de Mães Solteiras – APEMAS

Ele é meu Pai - paternidade, reconheça este direito

Pernambuco

Objetivos e público alvo

Dar prosseguimento, com abrangência estadual, à campanha de orientação e facilitação do processo burocrático de reconhecimento de paternidade, que foi realizada pela primeira vez como projeto piloto em 2005 e resultou em importante mobilização e repercussão. O objetivo foi chegar a 2 mil reconhecimentos de paternidade.

Atividades principais

  • Reuniões com instâncias da justiça e cartórios
  • Preparação de material de campanha
  • Divulgação na mídia

Contexto

O projeto piloto da campanha “Ele é meu pai – reconheça esse direito”, realizado em 2005 nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, alcançou importante repercussão que se estendeu para fora do Estado de Pernambuco. Entidades e pessoas de outros estados procuraram a associação, interessadas na ação de isenção de taxas para pais que desejam reconhecer tardiamente e de forma espontânea a paternidade de filhos que foram inicialmente registrados apenas com o nome da mãe.

Sobre a organização

A Apemas tem como missão a defesa da cidadania das mães solteiras e a inclusão social dos filhos a partir de reconhecimento de paternidade, guarda partilhada e defesa dos direitos inerentes à paternidade. Realiza campanhas de sensibilização e esclarecimentos sobre direitos, mediação de conflitos entre genitores na sensibilização da assunção paterna, regularização de pensão de alimentos e orientação jurídica.

Parcerias

UNICEF
Instituto Papai
PLAN International
Prefeituras de Olinda, Recife e Jaboatão
Tribunal de Justiça de Pernambuco
Defensoria Pública de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen)
Ashoka Empreendedores Sociais
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco
Corregedoria de Justiça do Estado de Pernambuco

Resultados

A campanha Ele é meu pai foi realizada pelo segundo ano, contribuindo para a redução da exclusão social das crianças e adolescentes em situação de desamparo paterno em Pernambuco. Após a campanha surgiram convites para participação em debates e entrevistas na mídia nacional, Câmara Federal e uma parceria com a Plan Internacional.

 

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2007

Valor doado

R$ 25 mil

Duração

6 meses

Temática principal

Direitos das mulheres

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais