Projetos

Associação Rádio Comunitário Campestre FM

Mulheres em foco

Alagoas

Objetivos e público alvo

Fomentar e discutir a questão da violência contra a mulher no município de Campestre, Alagoas, por meio da informação, formação e denúncia de casos no município.

Atividades principais

Oficinas de rádio, comunicação em fotografia e mídias livres.

Encontro formativo sobre os direitos humanos, com ênfase nos direitos da mulher.

Criação de um programa de rádio com temáticas sobre a mulher, incluindo a saúde e direitos da mulher.

Campanha de denúncia sobre a violência contra a mulher.

Disseminação de materiais educativos, formativos e informativos sobre a questão da mulher.

Palestras nas escolas para discussão de temas afins, relacionados a questão e direitos da mulher .

Seminário sobre a questão da mulher em Alagoas e no Brasil.

Contexto

Segundo o Mapa de Violência de 2015, Alagoas é o terceiro estado mais violento do Brasil para as mulheres. De acordo com esse mapa e os dados do Tribunal de Justiça de Alagoas, nos últimos dez anos houve um aumento de 92,5% nos casos envolvendo violência contra a mulher. Um dado relevante é que, em sua maioria, as vítimas da violência física e psicológica são solteiras e estão na faixa etária entre 30 e 40 anos, seguida daquelas que têm entre 18 e 24 anos.
No município de Campestre há muitos casos de violência contra a mulher, mas muitos acabam sendo “abafados” na própria família ou nos diferentes grupos sociais, não sendo denunciados.

Sobre a organização

A Associação Rádio Comunitária Campestre FM foi criada em de junho de 1998 devido à dificuldade de comunicação, por conta da localização. Só havia sinal de TV via satélite e rádio de Pernambuco, em ondas médias. Não existia, e ainda não existe, um jornal impresso na cidade. Toda essa dificuldade gerou a necessidade de criar, potencializar e difundir a comunicação no município. Assim as atividades foram potencializadas e a Rádio Comunitária de Campestre FM passou a atuar de forma mais efetiva com ações formativas na comunidade. Esta foi iniciada por meio da parceria com a organização Cemina, do Rio de Janeiro, seguida da criação do Telecentro, que possibilitou outras parcerias estimulou a elaboração de outros projetos, comoEstação Digital Campestre, Projeto Replicando Conhecimento, Projeto Ponto de Cultura Campestre Cultural, Projeto Guardiões do Vale do Jacuípe.

Parcerias

Rede de Mulheres no Rádio.

Rede de Mulheres no Programa de Pontos de Cultura/Cultura Viva.

Rede Alagoana de Pontos de Cultura.

Rede de Estações Digitais da Fundação Banco do Brasil.

Associação de Rádios Comunitárias.

CEDCA – Conselho Estadual da Criança e Adolescente de Alagoas.

Resultados

Foram produzidos programas/spots de rádio com temáticas sobre os direitos das mulheres; divulgados materiais educativos, formativos e informativos sobre a questão da mulher; realizadas palestras sobre o tema; realizadas campanhas de denúncias sobre a violência contra a mulher; realizados encontros de educadores e o seminário Mulheres em Foco.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2016

Valor doado

R$ 40 mil

Duração

12 meses

Temática principal

Direitos das mulheres

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais