Projetos

Centro de Umbanda Caboclo Tupy

Projeto Preservando o Axé: assessoria jurídica popular contra a subtração dos espaços litúrgicos naturais afrorreligiosos em Sergipe

Sergipe

Objetivos e público alvo

Criar uma rede permanente de profissionais jurídicos e militantes afrorreligiosos capacitados para a proteção e salvaguarda dos espaços litúrgicos naturais sagrados das religiões de matriz africana em Sergipe.

Atividades principais

  • Oficinas de formação e capacitação da equipe.
  • Seminário de apresentação dos trabalhos finais das oficinas de formação da equipe.
  • Assessoria jurídica e elaboração de petições a órgãos públicos.
  • Acompanhamento das medidas e dos processos administrativos e judiciais.
  • Seminário de apresentação dos resultados do projeto.

Contexto

O processo de urbanização desordenado contribui para a perda de território dos templos de matriz africana em Sergipe e em diversos outros cantos do Brasil. Os adeptos são obrigados a buscar refúgios para a manutenção de suas práticas em espaços verdes remanescentes das cidades. Entretanto, o uso histórico desses espaços é ameaçado por políticas de preservação ambiental que instituem unidades de conservação ou em razão do caráter múltiplo dos territórios, com o uso reivindicado também para fins turísticos e de lazer. Em Sergipe, os casos mais emblemáticos, porém carentes de estudos e intervenções, são a desterritorialização da Cachoeira de Macambira e o racismo ambiental praticado na Serra de Itabaiana. Há uma ameaça à continuidade das práticas religiosas, seja em decorrência da sobrevalorização da preservação do meio ambiente em detrimento da proteção ao patrimônio cultural afro-brasileiro ou de tensões envolvendo a sobreposição de usos incompatíveis desses espaços.

Sobre a organização

O Centro de Umbanda Caboclo Tupy trabalha a conscientização para colaborar na construção de um mundo melhor. Busca a harmonia entre religião e natureza e acredita na manifestação dos orixás sagrados por meio da mãe natureza. Atua em três eixos: educação, assistência e formação.

Parcerias

- Comissão Estadual de Combate à Intolerância Religiosa.

- Comissão de Igualdade Racial da OAB-Sergipe.

Resultados

Formação e capacitação de uma rede  rede permanente de profissionais jurídicos e militantes afro-religiosos capacitados para a proteção e salvaguarda dos espaços litúrgicos naturais sagrados das religiões de matriz africana em Sergipe. Também são resultados do projeto o levantamento dos espaços sagrados, a defesa judicial dos templos e o encaminhamento de demandas aos órgãos públicos.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2015

Valor doado

R$ 40 mil

Duração

12 meses

Temática principal

Direito a cidades justas e sustentáveis

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais