Objetivos e público alvo
Busca fortalecer a Comunidade de Remanescentes de Quilombos Conceição dos Caetanos, primeira comunidade quilombola reconhecida pela Fundação Palmares no Ceará. O objetivo é capacitar multiplicadores e fortalecer a resistência cultural e política da comunidade. O público prioritário são os jovens, mulheres e LGBTQIAP+ da comunidade, com foco na difusão de conhecimentos sobre direitos, igualdade racial e equidade de gênero.
Contexto
O Coletivo África Nordestina atua desde sua fundação na preservação da cultura afro-brasileira e no combate ao racismo na comunidade quilombola de Conceição dos Caetanos. Os recursos serão utilizados para a realização de quatro encontros formativos, abordando temas como direitos quilombolas, letramento racial, gênero e direitos LGBTQIAP+.
Sobre a Organização
Entre as atividades do Coletivo África Nordestina destacam-se a organização da Festa do Zumbi dos Palmares, oficinas de tranças e penteados afros, danças tradicionais e o Concurso da Beleza Negra. Além disso, o coletivo atua em parceria com organizações como o SESC e o selo UNICEF, promovendo a proteção de crianças, adolescentes e grupos vulneráveis. Todos os membros do coletivo são jovens, negros e participantes ativos das ações na comunidade.