Projetos

Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão (CMTR-MA)

Mulheres rurais com direito a terra para seu sustento

Maranhão

Objetivos e público alvo

O projeto objetiva dar continuidade a formação e mobilização das mulheres trabalhadoras rurais na luta por seus direitos a partir do reconhecimento do trabalho na terra. Pra garantir esses direitos, serão criados mecanismos para que estas mulheres participem das discussões dentro dos territórios e órgãos responsáveis.

Atividades principais

  • Palestras de mobilização e divulgação do projeto, em cinco municípios: São Roberto, São Mateus, Alto Alegre, Peritoro e Esperantinópolis (MA).  Levantamento da situação das mulheres para formar grupos nestes cinco municípios.
  • Realizar o cadastramento dessas mulheres, para saber quantas não tem acesso à terra.
  • Oficinas de formação para o conhecimento sobre o direito de acesso a terra em cada uma das localidades.
  • Encaminhamento de uma proposta para os órgãos competentes com as reivindicações levantadas.

Contexto

O Brasil é um dos países com maior concentração fundiária do mundo, com 76% da terra acumulada na mão de grandes fazendeiros ou empresários, restando à agricultura familiar apenas 24%.  A exclusão rural é, portanto, resultado da opção histórica do Estado brasileiro em investir em poucos proprietários, não garantindo o acesso à terra a maioria da população.

As mulheres trabalhadoras rurais são as que mais sofrem com essa falta de políticas de acesso à terra e as que mais resistem nas áreas de conflito. Atualmente, para se aposentarem dependem de uma declaração comprovatória do marido ou proprietário da terra.  Este problema atinge, principalmente, as mulheres que não têm conhecimento sobre seus direitos.

O grupo teve o projeto “Trabalhadoras Rurais Conhecendo e Buscando Seus Direitos” apoiado pelo Fundo Brasil, por meio do Edital Anual 2007.

Sobre a organização

O Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão (CMTR) visa promover e articular as organizações de mulheres rurais de todo estado, promovendo o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais. Realiza encontros, cursos, seminários de formação abordando questões de gênero, classes e identidade feminina, fortalecendo a luta pela garantia dos direitos das mulheres trabalhadoras rurais.

Parcerias

A CMTR articula-se por meio da Rede de Produtoras Rurais do Nordeste, Rede Latino Americana e do Caribe de Mulheres Trabalhadoras Rurais (RLAC), Rede Amiga da Mulher, Articulação de Documentação da Trabalhadora Rural Nacional, Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselho Estadual da Mulher, Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Reunião Especializada da Agricultura Familiar(REAF) e Rede Estadual de Economia Solidária.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2013

Valor doado

R$ 35.400

Duração

12 meses

Temática principal

Direitos das mulheres

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais