Projetos

Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão

Trabalhadoras Rurais Conhecendo e Buscando Seus Direitos

Maranhão

Objetivos e público alvo

Fomentar a organização das trabalhadoras rurais e sua participação nos fóruns e conselhos de políticas públicas dos municípios por meio da capacitação inicial de 300 lideranças, com ferramentas de multiplicação para mais 300.

 

Atividades principais

  • Visitas de sensibilização
  • Encontros com entes do poder público ligados a trabalho, saúde, segurança pública, meio ambiente e direitos das mulheres
  • Oficinas regionais sobre direitos sociais e políticas públicas, com foco em carências regionais e ferramentas que ajudem na sua superação
  • Organização de mutirões para a busca coletiva de direitos

Contexto

As trabalhadoras rurais do Estado das comunidades rurais mais carentes muitas vezes não dispunham nem de seus documentos pessoais em ordem. Não conheciam seus direitos, muitos deles garantidos por leis que foram conquistas históricas das próprias mulheres, como a Lei Maria da Penha, os créditos para as mulheres, os direitos previdenciários, a titularidade na documentação da terra, entre outros. Sofriam todo tipo de discriminação, faltava-lhes acesso à alfabetização e a conhecimentos que lhes permitissem contribuir para a preservação ambiental na perspectiva de sua própria subsistência.

O CMTR-MA coordenou um projeto de formação de 60 lideranças femininas para atuarem na capacitação sobre os direitos aos documentos.

Sobre a organização

O Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão (CMTR-MA) é uma organização de quebradeiras de coco de babaçu em atuação desde a década de 1980. Desenvolve um trabalho de articulação e formação de mulheres trabalhadoras rurais nas comunidades mais afastadas e carentes do Estado, com foco no acesso às políticas públicas de educação, saúde, crédito e proteção dos direitos humanos, e na cultura produtiva, buscando readequar o manejo dos recursos naturais de forma ambientalmente mais sustentável.

Parcerias

Incra
MDA

Resultados

Foi realizado um levantamento sobre a situação de violência sofrida pelas mulheres. Foram formadas comissões para conversar com autoridades, com o objetivo de criar Delegacias Especiais da Mulher. Foi realizada uma assembleia geral com lideranças de base, representantes de organizações, autoridades e representantes de conselhos de políticas públicas.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2007

Valor doado

R$ 24.800,00

Duração

6 meses

Temática principal

Direitos das mulheres

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais