Projetos

Coletivo Leila Diniz

Intercâmbio de saberes e experiências das cidadãs positivas na conquista de direitos

Rio Grande do Norte

Objetivos e público alvo

O coletivo propôs elaborar um diagnóstico da situação do atendimento aos casos de contaminação feminina por HIV nos Estados do Rio Grande do Norte, Piauí e Pernambuco e a articulação de agendas de lutas comuns junto a ativistas do enfrentamento à feminização da Aids, feministas e defensoras de direitos humanos. A proposta era produzir subsídio para ação pública de acesso a direitos e enfrentamento à violência institucional.

Atividades principais

  • Realização de jornadas de intercâmbio
  • Atividades de formação política de mulheres
  • Reuniões
  • Diagnóstico do atendimento a portadoras de HIV
  • Seminário regional
  • Elaboração de cartilha

Contexto

Experiências anteriores de formação política com o grupo de cidadãs positivas para o vírus HIV levaram o grupo a identificar desafios à construção e ao fortalecimento da identidade de grupo: as mulheres HIV positivas não se veem como portadoras de direitos; são atingidas por questões econômicas que restringem o pleno exercício da cidadania; vivenciam tripla jornada de trabalho e idas sistemáticas aos serviços de saúde para tratamento de doenças oportunistas. Fazia-se necessário que essas mulheres estivessem aptas a propor políticas públicas, participassem de encontros e tivessem formação política.

Sobre a organização

O Coletivo Leila Diniz define três eixos norteadores de suas ações. O primeiro é a organização e fortalecimento do movimento de mulheres e feminista, para atuar no feminismo com a perspectiva de fortalecer a Articulação de Mulheres Brasileiras e o Fórum de Mulheres do RN como movimentos sociais que incidem na organização, formação e participação das mulheres. O segundo, enfrentamento da violência contra a mulher por meio de formação política de grupos de mulheres e mistos na perspectiva da atuação política feminista, fazendo interlocução com os diversos setores da sociedade. E, em terceiro, impacto do desenvolvimento e direitos das mulheres com fomento à crítica e à incidência política do movimento de mulheres sobre os processos de desenvolvimento em todas as suas dimensões.

Parcerias

Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB)
Fórum de Mulheres do RN

Resultados

Foram realizadas mobilizações para formação de grupo de luta em Natal; oficinas quinzenais para preparação de encontro regional; e seminário que discutiu saúde da mulher, feminização da Aids, racismo e violência institucional. Elaboração da cartilha “Mulheres na luta pela saúde, livres do preconceito e da discriminação”, que pode ser conferida aqui.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2011

Valor doado

R$ 24.940,00

Duração

12 meses

Temática principal

Direitos das mulheres

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais