Objetivos e público alvo
O projeto visa ampliar a visibilidade das dificuldades enfrentadas por egressos do sistema prisional e fortalecer a atuação do Instituto Parrhesia como agente de transformação social por meio da produção de um documentário. O público prioritário são pessoas egressas do sistema prisional, suas famílias e a comunidade em geral, com foco na promoção da reinserção social e no combate ao estigma associado ao cárcere.
Contexto
O sistema prisional brasileiro enfrenta graves desafios, como superlotação, condições carcerárias precárias, violência e falta de acesso à educação e trabalho, fatores que contribuem para uma alta taxa de reincidência criminal. As pessoas egressas do sistema prisional enfrentam barreiras ainda maiores na reinserção social, como estigmatização e discriminação, que dificultam o acesso a emprego, moradia e educação. O projeto “Parrhesia em Movimento Lado B” surge como uma oportunidade para sensibilizar a sociedade, combater o estigma e fortalecer redes de apoio, promovendo a reinserção social e influenciando a criação de políticas públicas que garantam direitos e reduzam o encarceramento em massa.
Sobre a Organização
O Instituto Parrhesia Erga Omnes, fundado em 2011, atua na promoção da liberdade de expressão, direitos humanos, cultura, educação e desenvolvimento social. Com foco em pessoas egressas do sistema prisional, a organização desenvolve projetos que visam a reinserção social, a geração de emprego e renda, e a defesa dos direitos humanos. O instituto possui ampla experiência em justiça criminal e já realizou diversos projetos premiados na área.