Objetivos e público alvo
O projeto fortalece a resiliência climática, proteção social e trabalho digno a partir de oficinas formativas, conteúdos audiovisuais e articulação política, promovendo liderança local e participação nas pré-COPs e COP 30. O público prioritário são as comunidades pesqueiras artesanais do Sul do Brasil.
Contexto
O Complexo Lagunar do Sul de SC enfrenta enchentes, tornados, estiagens, contaminação por microplásticos e radiação UV intensa, afetando a pesca artesanal e a saúde. As comunidades enfrentam precarização do trabalho e disputas territoriais com grandes empreendimentos, enquanto são excluídas de políticas públicas.
Sobre a Organização
O CPP Regional Sul é ligado ao CPP Nacional e atende pescadores e pescadoras de SC, RS e PR, com foco no Complexo Lagunar de SC. Atua na defesa dos direitos das comunidades pesqueiras e justiça socioambiental e tem equipe que inclui mulheres, pessoas negras e membros das comunidades tradicionais, garantindo representatividade. A organização integra redes, universidades e movimentos sociais, promovendo formação, incidência política e articulação em rede.


























