Objetivos e público alvo
Busca fortalecer a mobilização e a participação das populações locais e organizações sociais integrantes da Cúpula dos Povos, na COP 30 no Brasil, para incidir e promover o debate sobre a transição energética justa e inclusiva, planos emergenciais de prevenção a eventos climáticos extremos, no combate ao racismo ambiental, na promoção da reforma agrária e demarcação de terras indígenas, dentre outros temas de urgência para uma agenda climática global. O público prioritário inclui comunidades impactadas por grandes empreendimentos e crises climáticas.
Contexto
A região Amazônica enfrenta secas extremas, queimadas, avanço do agronegócio e invasões de territórios indígenas e áreas de preservação, impactando diretamente a vida e o trabalho das comunidades locais. Os recursos solicitados serão fundamentais para a criação de um Comitê Local, Grupos de Trabalho e rodas de conversa, bem como o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para dar visibilidade às demandas das populações vulneráveis e influenciar políticas públicas.
Sobre a Organização
A Cúpula dos Povos é um espaço de articulação e mobilização de povos, coletivos e movimentos sociais para enfrentar os desafios climáticos e sociais antes, durante e após a COP 30 no Brasil. Com foco na justiça social e ambiental, a iniciativa atua na defesa da demarcação de terras, reforma agrária, combate ao desmatamento e construção de políticas eficazes de adaptação e mitigação das mudanças climáticas. A Cúpula busca promover alternativas sustentáveis e fortalecer a participação popular na construção de um futuro mais justo e inclusivo.


























