Projetos

Fórum Cearense de Direitos Humanos

Onde estão os direitos humanos? - Violência e direitos humanos nos discursos e abordagens de programas policiais no CE

Ceará

Objetivos e público alvo

Elaborar um instrumental de análise dos discursos e abordagens sobre violência e direitos humanos em quatro programas policiais da TV cearense, todos com altíssimo índice de audiência e vasto poder de formação de opinião. O fim foi . estimular uma reavaliação de posturas e discursos, tanto dos programas, quanto de seus patrocinadores.

Atividades principais

  • Identificar nos programas de TV em questão elementos de incentivo ou tolerância à violência institucional por meio de pesquisa do conteúdo
  • Identificar elementos de incentivo à violência institucional promovida pelos próprios programas
  • Consolidar o instrumental de análise em uma publicação discutida com segmentos como a academia, os poderes públicos instituídos, fóruns e conselhos e outros coletivos
  • Encontros e debates sobre o conteúdo

Contexto

O filão do sensacionalismo em programas policiais, amplamente explorado no Ceará e no Brasil, dava como resultado elevados índices de audiência apoiados
em espetacularização da violência e discursos de soluções simplistas para a resolução de fenômenos a ela ligados. Os programas faziam a defesa e a apologia de práticas ilegais como execuções, tortura, violência policial, doméstica, de gênero e homofóbica, além de desqualificar o instrumental legal como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Maria da Penha e a própria Constituição Federal. Não havia uma pesquisa ou estudo amplo sobre tais discursos.

Sobre a organização

É um coletivo democrático composto por organizações da sociedade civil, com participação aberta aos cidadãos e pessoas físicas que desejem atuar ativamente na construção dos direitos humanos. Desde 1991, atua em ações relativas a casos exemplares de violações no Ceará e na luta pela construção e consolidação de estruturas estaduais que garantam os direitos humanos, como conselhos de direitos, ampliação de equipamentos públicos e delegacias especializadas.

O fórum teve atuação efetiva na criação dos Conselhos Estaduais de Direitos Humanos e Segurança. Além disso, o FCDH acompanha casos de violação e defende o bom funcionamento do Programa de Proteção às Testemunhas e Vítimas de Violência Ameaçadas.

Parcerias

Cedeca Ceará
Fórum Cearense de Direitos Humanos
Fórum Cearense de Mulheres
Movimento dos Conselhos Populares
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Rede OPA

Resultados

Foram os jovens os principais agentes da pesquisa: receberam formação sobre mídia, violência, direitos humanos, ética e jornalismo para acompanhar o conteúdo dos programas, gravados e decupados em sala e com equipamentos viabilizados por meio do projeto. Foram feitas entrevistas com os apresentadores dos programas em análise, que também fizeram parte da publicação final “Televisões: violência, insegurança e criminalidade nos programas policiais do Ceará”. Veja aqui!

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2008

Valor doado

R$ 25.000,00

Duração

10 meses

Temática principal

Garantia do Estado de Direito e Justiça Criminal

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais