Projetos

Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo Fejunes

Campanha estadual contra o extermínio da juventude negra

Espírito Santo

Objetivos e público alvo

A proposta do fórum foi fomentar o debate sobre extermínio de jovens negros e propor ações para combater efetivamente a violência sofrida pelos jovens negros no Espírito Santo.

Atividades principais

  • Ato público
  • Caravanas comunitárias
  • Oficina, seminário, plenária
  • Publicação de nova tiragem da cartilha “Racismo, tô fora”

 

Contexto

O Espírito Santo concentra altos índices de homicídio entre jovens. Segundo o Mapa da Violência dos Municípios de 2008, dos cinco municípios da Grande Vitória, quatro estão entre as vinte cidades com maior taxa de homicídio proporcional em nosso país. Estudos apresentados na Pesquisa “Analise Ecológica da Violência Letal em Vitória/ES” mostrou que os óbitos por homicídio incidem majoritariamente sob jovens negros, com 84% do total, sendo a maioria de suas ocorrências em comunidades menos favorecidas.

A organização já promoveu o II Encontro Estadual da Juventude Negra e participou das cinco etapas de elaboração do Plano de Formação da Juventude Negra Capixaba, debatendo os eixos: movimento negro e os movimentos sociais; África, ancestralidade, cultura e resistência; políticas públicas e ações afirmativas; juventude, concepção e desafios; e mídia: a imagem do jovem negro.

O fórum integra ainda a Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra e já produziu vídeo, cartilha, oficinas, seminário, além de integrar caravanas comunitárias e atos públicos, como a Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra. Participa ainda em grupos de estudo sobre questões raciais e atua em outras iniciativas como o Movimento Pró-cotas na UFES, a Conferência Estadual de Políticas Púbicas de Juventude e o Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil.

Sobre a organização

O Fejunes tem como missão organizar a Juventude Negra do Estado do Espírito Santo, numa perspectiva autônoma, quilombola, militante, protagonista, democrática, combativa e de resistência na luta contra o racismo, qualquer forma de opressão e pela emancipação do povo negro.

Parcerias

Associação de Mães e Familiares Vítimas da Violência
Grupo Experimental de Comunicação Olho da Rua
Movimento Nacional de Direitos Humanos
Movimento Negro Capixaba

Resultados

Abordando pontos como violência urbana, tráfico de entorpecentes, violência policial, aborto e repressão e marginalização da juventude negra, a campanha foi lançada e ganhou adesão de setores da sociedade civil. O grupo realizou ciclo de formação, garantiu a manutenção de sua infraestrutura, inclusive do site, reproduziu a cartilha “Racismo, tô fora” e produziu um documentário em vídeo.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2009

Valor doado

R$ 25 mil

Duração

12 meses

Temática principal

Enfrentamento ao racismo

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais