Projetos

Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – Fejunes

Campanha estadual contra o extermínio da juventude negra - III Etapa

Espírito Santo

Objetivos e público alvo

A campanha pretende mobilizar a juventude negra e a sociedade para a consolidação dos processos políticos de resistência contra o extermínio da juventude negra. O Fundo Brasil apoiou anteriormente a iniciativa por meio dos editais anuais de 2009 e 2008.

Atividades principais

  • Realização de um seminário com a temática: Extermínio da Juventude Negra e Acesso à Justiça;
  • Promoção de cursos e oficinas com as temáticas relacionadas à juventude negra com objetivo de fortalecer a formação política dos coordenadores do Fórum e dos demais interessados;
  • Reedição da cartilha “Racismo: to fora”, que aborda de forma simples e direta os efeitos do extermínio. Além disso, faz uma convocação aos jovens para o engajamento político em suas várias formas;
  • Realização da VII Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra.

Contexto

O Espírito Santo convive com os piores indicadores na área da Segurança Pública. Estudos revelam que a juventude negra é a principal vítima de homicídios. Além disso, jovens negros/as sofrem cotidianamente com a ausência de políticas públicas e ações afirmativas que poderiam possibilitar uma nova perspectiva em suas vidas. Quando falamos em taxas de homicídio negro, o Espírito Santo ocupa a 3ª posição no ordenamento das Unidades Federativas, com uma taxa de 136,5, só perdendo para Alagoas e Pernambuco (Mapa da violência. Os jovens do Brasil. São Paulo, Instituto Sangari, 2011).

A Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra vem desde 2008 denunciando e evidenciando esse quadro. A intensificação do debate permitirá o avanço do enfrentamento à violência institucional e ao racismo, ainda tão presente em nossa sociedade.

Sobre a organização

O Fejunes objetiva organizar a Juventude Negra do Estado do Espírito Santo numa perspectiva autônoma, quilombola, militante, protagonista, democrática, combativa e de resistência, na luta anti-racista, contra qualquer forma de opressão e pela emancipação do povo negro.

Parcerias

O Fejunes conta com o Apoio do Movimento Negro Capixaba; do Movimento Nacional de Direitos Humanos; da Associação de Mães e Familiares Vítimas da Violência – AMAFAVV/ES; do Fórum de Mulheres do Espírito Santo; do Observatório Capixaba de Juventude e do Grupo Experimental de Comunicação Olho da Rua.

Resultados

Foi realizado o planejamento da terceira etapa da campanha; reuniões com parceiros; seminário da campanha; ciclos de formação, oficinas nas escolas, publicação de nova edição da cartilha “racismo: tô fora”; VII Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra; ato alusivo ao 25 de julho e elaboração e publicação de relatório final.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2014

Valor doado

R$ 39.969,60

Duração

12 meses

Temática principal

Direitos das Juventudes

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais