Projetos

Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – Formad

Afinal, a Copa é para Quem? - Processo de produção e troca de conhecimentos em tempos de desinformação

Mato Grosso

Objetivos e público alvo

Difundir informações sobre os impactos socioambientais decorrentes da realização da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá é o foco do projeto apoiado. A proposta é criar um ambiente crítico que busque a garantia de direitos da população, especialmente, em um primeiro momento, de cerca de 800 famílias ameaçadas de remoção com as obras já previstas.

O Formad pretende produzir contrainformação sobre qual será o legado da Copa e seus desdobramentos sobre os direitos civis, os serviços públicos e as políticas estruturantes. Com isso, o grupo pretende ter forças para pressionar o governo local para que os projetos previstos sejam readequados a uma perspectiva social.

Atividades principais

  • Mobilizar o público alvo para que tome conhecimento do projeto e participe efetivamente das atividades;
  • Realização de oficinas para troca de informações com as comunidades que serão atingidas;
  • Apresentação de estudos socioeconômicos e ambientais já realizados pelo poder público;
  • Buscar parceria junto à Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT para participação em futuras pesquisas;
  • Produção de materiais de comunicação para difundir as informações coletadas.

 

Contexto

Cuiabá é uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Como as demais, sofre intervenções urbanas, implementadas sem consulta prévia à população. Adequações da malha rodoviária, possível implantação de VLT (veículo leve sobre trilhos), ampliação do aeroporto Marechal Rondon e construção da Arena Pantanal são algumas das obras programadas.

Cerca de 800 famílias serão removidas para áreas periféricas em função dessas obras e, também como nas outras cidades-sede, a população não tem acesso às informações sobre os impactos previstos.

 

Sobre a organização

O Formad – Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento busca a integração de organizações de diferentes segmentos da sociedade civil para discussões e definições de ações coletivas. Tem como objetivo garantir a melhoria das condições de vida da população, por meio de alternativas para o desenvolvimento sustentável.

O fórum é composto por 26 organizações que trabalham com temas diversos no campo socioambiental (direitos humanos, indigenistas, ambientalistas, saúde etc) e monitoram as políticas públicas, por meio da participação em outros fóruns e conselhos.

Parcerias

O grupo executará esse projeto em parceria com o grupo de comunicação do Comitê Popular da Copa de Cuiabá e com o grupo Resistência Popular. O Formad articula-se ainda ao Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso e ao Grupo de Trabalho e Mobilização Social - MT.

Resultados

O apoio possibilitou a mobilização, articulação e reunião para organização dos grupos, equipes, apresentação de estudos socioeconômicos e ambientais e produção de materiais audiovisuais.

Linha de Apoio

Desenvolvimento Urbano (2012)

Ano

2012

Valor doado

R$ 25 mil

Duração

11 meses

Temática principal

Direito a cidades justas e sustentáveis

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais