Projetos

Grupo Matizes

Direitos Humanos na Berlinda

Piauí

Objetivos e público alvo

Fortalecer uma cultura de respeito aos direitos humanos e às diversidades no estado do Piauí por meio da formação de agentes multiplicadores em seis municípios – Barras, Bom Jesus, Corrente, Valença, São Raimundo Nonato e Floriano – com vistas à criação de Comitês de Direitos Humanos nestas localidades.

Atividades principais

  • Criação de Comitês de Direitos Humanos.
  • Cursos e seminários de formação.
  • Elaboração de produção de material educativo.

Contexto

O estado do debate sobre garantia de direitos humanos é ainda mais precário em municípios interioranos, distantes das redes de proteção que costumam ter nas capitais a sua base e principal área de atuação. Daí a escolha de seis localidades do interior do Estado para trabalhar um processo formativo.

Sobre a organização

Criada em 2002 em Teresina, a organização não governamental atua na defesa dos direitos humanos visando à implementação de políticas públicas de suporte e proteção das minorias, com foco na diversidade sexual. Além de receber, encaminhar e acompanhar denúncias de violações dos direitos humanos, o Grupo Matizes desenvolve atividades de formação e educação em saúde, direitos humanos, auto-estima do segmento LGBT – promovendo anualmente a Semana do Orgulho de Ser e a Parada da Diversidade.

De suas atividades de advocacy resultaram a criação da Delegacia Especializada de Proteção aos Direitos Humanos e Combate à Discriminação, do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Discriminação na Defensoria Pública do Estado, do Disque Cidadania Homossexual em Teresina, além da Lei Municipal nº 3.401/2005, que reconhece, para efeitos previdenciários, as uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo, e da Lei Estadual nº 5431/2004, que estabelece sanções administrativas para discriminação em razão de orientação sexual.

Parcerias

Comitê Estadual de Educação.

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (integra).

Defensoria Pública.

Delegacia de Direitos Humanos e Práticas Discriminatórias do Piauí.

Fórum de Mulheres do Piauí.

Fórum ONGs/AIDS.

Liga Brasileira de Lésbicas.

Movimento Nacional de Direitos Humanos.

Ordem dos Advogados do Brasil.

Resultados

Os seminários realizados como parte das ações educativas e informativas previstas no projeto reuniram representantes de diversos movimentos, como o sindical, o popular e a juventude. Foi realizada a distribuição de material educativo sobre direitos humanos. Outro fruto do projeto foi a criação do primeiro Comitê de Direitos Humanos do Piauí, na cidade José de Freitas. Além disso, o grupo produziu duas publicações: a cartilha Direitos Humanos na Berlinda e um folder com o mesmo nome.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2007

Valor doado

R$ 18.288,00

Duração

7 meses

Temática principal

Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais