Objetivos e público alvo
O projeto visa apoiar a reintegração social de pessoas LGBTQIAPN+ egressas do sistema prisional, com foco especial em mulheres trans, na Região Metropolitana de João Pessoa/PB. O objetivo é reduzir a reincidência criminal por meio de ações como mapeamento das causas do encarceramento, acompanhamento psicológico, formação profissional e apoio na reinserção no mercado de trabalho.
Contexto
Pessoas LGBTQIAPN+, especialmente mulheres trans, enfrentam altos índices de encarceramento e reincidência devido à marginalização, falta de oportunidades e estigma social. O fenômeno do encarceramento e a forma com que as instituições prisionais realizam a execução da pena para essa população podem acarretar graves situações de violação de direitos. Os recursos são fundamentais para enfrentar esses desafios, promovendo a reintegração social e influenciando políticas públicas para garantir direitos e reduzir a reincidência.
Sobre a Organização
A IGUAIS Associação LGBT+ atua há anos na promoção dos direitos humanos e da cidadania de pessoas LGBTQIAPN+, com foco em enfrentamento à violência, advocacy e capacitação de órgãos públicos e privados. A organização possui assento no Conselho Municipal de Promoção à Cidadania LGBT+ e já realizou projetos como oficinas de formação e distribuição de cestas básicas para pessoas em vulnerabilidade social.