Projetos

Ilê Axé Omidewa

Direitos humanos e cidadania para comunidades de terreiros

Paraíba

Objetivos e público alvo

A organização propôs fortalecer a luta contra o racismo e a intolerância religiosa, sob a perspectiva dos direitos humanos, na cidade de João Pessoa e entorno, e também conscientizar as comunidades de terreiros sobre a importância da prevenção às DSTs e à Aids.

Atividades principais

  • Exames rápidos de hepatite, sífilis e Aids
  • Formação de multiplicadores
  • Oficinas de dança afro
  • Oficinas de direitos humanos e saúde

Contexto

As religiões de matriz africana têm sido estudadas e registradas principalmente por pesquisadores oriundos das universidades; no entanto, ações de empoderamento para os atores sociais que fazem o dia a dia destas religiões são quase inexistentes. A intolerância religiosa é alta e inaceitável.

Sobre a organização

A instituição civil sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública municipal, desenvolve atividades de conscientização e formação nos terreiros de João Pessoa e entorno, e tem como missão promover a preservação de seus instrumentos de culto.

Parcerias

Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba
Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá
Universidade Federal da Paraíba

Resultados

O grupo identificou mais de 20 terreiros. Promoveu as oficinas propostas e a palestra Candomblé, Saúde e Vida. O seminário final, realizado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, abriu perspectiva de parcerias futuras. A organização identificou a necessidade de dar continuidade ao projeto, mas com alteração na faixa etária do público alvo: foram os adolescentes e jovens que demonstraram mais interesse e melhor proveito nas ações.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2009

Valor doado

R$ 25 mil

Duração

12 meses

Temática principal

Enfrentamento ao racismo

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais