Projetos

Imagens Humanas/Público Interesse

Pegadas da trama, fatos e imagens

Distrito Federal

Objetivos e público alvo

Investigação jornalística, foto-documentação, qualificação de dados e informações e conformação de suporte informativo estratégico para o processo contra mandantes do assassinato da Irmã Dorothy Stang, em Anapu, Pará em 2005.

Atividades principais

  • Conclusão da documentação.
  • Consolidar e concluir o Memorial Operacional com dados, imagens, documentos que darão sustentação tecnicamente qualificada ao trabalho da assistência jurídica.
  • Edição técnica.
  • Qualificação da exposição em plataformas de informação.
  • Viagem de foto-documentação.
  • Viagens para coleta de material original.

Contexto

No momento em que foi proposto o projeto, estavam presos e condenados os assassinos confessos da Irmã Dorothy Stang e um dos intermediários. Mas os mandantes aguardavam julgamento e contavam que a impunidade, as lacunas nas informações e esclarecimento dos fatos, as manobras no âmbito do andamento do processo continuariam a lhes favorecer. O projeto pretendeu contribuir para que a história andasse na direção oposta. Com responsabilidade social e qualidade técnica, buscou-se o esclarecimento o mais completo possível do crime. Recuperar as pegadas da trama que levou ao assassinato brutal, a cadeia de comando, da qualificação das circunstâncias e dos envolvidos, expor a rede de interesses que vinham sendo contrariados. Sem vingança, em nome do direito da sociedade brasileira de esclarecer os acontecimentos, para que fosse possível impulsionar suas instituições no sentido da Justiça e de que crimes deste tipo não voltassem a ocorrer.

Sobre a organização

Em estruturação, o coletivo multiprofissional reúne gente com experiência relevante em informação e comunicação estratégica em casos de grande repercussão social e no trato de casos de violação ou disputa de direitos humanos submetidos ao judiciário brasileiro. O coletivo trabalha para cidadãos, comunidades, associações, vítimas de violência ou submissão social, para identificar e produzir infocomunicação socialmente relevante capaz de alterar a realidade ou enfrentar assimetrias sociais.

Parcerias

Comissão Pastoral da Terra do Pará.

Congregação de Notre Dame de Namur.

Resultados

A organização fez uma indexação geral da documentação reunida e realizou viagens ao Rio de Janeiro e ao Pará. No Rio foi realizada uma reunião com alunos da Escola de Fotógrafos Populares e um debate sobre a participação deles no trabalho de campo no Pará. No Pará houve um encontro com irmãs da Congregração de Notre Dame, em Anapu e Belém, com uma advogada da Comissão Pastoral da Terra e contatos com o Ministério Público e jornalistas locais. Também foi iniciada a formação do acervo digital de imagens e documentos e o desenho e estruturação de um site.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2007

Valor doado

R$ 25 mil

Duração

12 meses

Temática principal

Garantia do Estado de Direito e Justiça Criminal

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais