Projetos

Instituto de Advocacia Racial e Ambiental – IARA

Garantia dos direitos humanos à população afrodescendente do Brasil

Rio de Janeiro

Objetivos e público alvo

O projeto foi apresentado em três vertentes: luta pela real aplicação da Lei de História da África, que prevê o tratamento da matéria (história da África) nos ensinos fundamental, secundário e superior em todas as instituições de ensino, públicas e privadas; a luta contra a discriminação racial no mercado de trabalho na perspectiva dos acordos de combate às desigualdades socioeconômicas; e a defesa da ação afirmativa das cotas para negros nas universidades públicas brasileiras.

Atividades principais

  • Abaixo assinado pró-cotas.
  • Acompanhar a averiguar casos de discriminação racial no mercado de trabalho.
  • Criação de banco de dados.
  • Monitoramento da real aplicação da Lei de História da África.

Contexto

O instituto desenvolve um trabalho de promoção da defesa dos direitos da população afro-brasileira, tendo como foco principal a atuação jurídica.

Sobre a organização

O IARA organiza e articula com entidades do Movimento Negro e sociais ações jurídicas referentes a questões raciais em educação, desigualdade no mercado de trabalho, nos setores público e privado, e ações afirmativas. Atende ainda as comunidades remanescentes de quilombo e comunidades negras rurais, e presta assistência jurídica a imigrantes africanos em situação irregular. Participa também de ações políticas em defesa destes direitos, como o Manifesto em Favor das Ações Afirmativas e Contra o Racismo no Brasil, entregue em 2006 ao Congresso, em Brasília.

Parcerias

Movimento Negro.

Resultados

A organização aumentou as atividades de acompanhamento jurídico das representações sobre a ausência de implantação da lei federal que tornou obrigatória a inclusão no currículo oficial nas redes de ensino da temática relações étnico-raciais e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Foi produzido um banco de dados sobre o tema, artigos e informativos, além da criação de um site, o www.iara.org.br.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2007

Valor doado

R$ 24.895,00

Duração

12 meses

Temática principal

Enfrentamento ao racismo

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais