Instituto de Ativismo Comunitário
Formação de Mobilizadores Comunitários para Promoção dos Direitos Humanos e Defesa da Democracia
Ceará
Objetivos e público prioritário
Promover para os participantes do Instituto de Ativismo Comunitário o curso de formação que impactará diretamente os profissionais da periferia que estão em situação de vulnerabilidade social frente às consequências da pandemia da Covid-19. Além disso, pretende-se a contratar a alimentação dos fóruns territoriais, produzida por três pequenos empreendedores das comunidades do projeto, o que beneficia diretamente a economia local dos territórios.
Contexto
Em Fortaleza, assim como as demais metrópoles do país, o coronavírus foi exportado dos viajantes da classe média para as grandes periferias da cidade, o que provocou uma das faces mais cruéis de extermínio dessa população. Atrelado a isto, outra faceta desse extermínio é a intensa territorialização das facções que disseminam a violência na cidade, principalmente nas grandes periferias da capital. A Rede Mobilize trabalha justamente com o objetivo de formar líderes sociais capazes de reverter este descrédito e desinformação, através de seus projetos e programas, formações e engajamento social da periferia no campo das políticas públicas.
Sobre a organização
O Instituto de Ativismo Comunitário – Rede Mobilize é uma Organização da Sociedade Civil com o objetivo de potencializar o trabalho comunitário de organizações sem fins lucrativos e líderes sociais para o desenvolvimento de ações de combate à pobreza e à desigualdade em Fortaleza. Fundado em 2020, no ápice da pandemia da Covid-19, a instituição nasceu da colaboração mútua de entidades sociais que estavam na linha de frente do combate à fome nas comunidades da periferia de Fortaleza.
Linha de Apoio
Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2022
Ano
2022
Valor doado
R$59.857,50
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à livre expressão, organização e manifestação