Objetivos e público alvo
O projeto tem como propósito fortalecer as práticas culturais e alimentares quilombolas no território de Santa Rosa dos Pretos, garantindo autonomia alimentar, valorização dos saberes tradicionais e enfrentamento ao racismo ambiental. O público prioritário são as comunidades quilombolas do Vale do Itapecuru.
Contexto
As comunidades quilombolas de Santa Rosa dos Pretos enfrentam há décadas os impactos de grandes empreendimentos como rodovias, ferrovias e monoculturas que comprometem os rios, a agricultura familiar e os modos de vida tradicionais. Hoje, a duplicação da BR-135 ameaça casas, territórios sagrados e espaços de memória, evidenciando a violência do racismo ambiental e estrutural. Ao mesmo tempo, essas comunidades preservam uma poderosa rede de resistência cultural e social.
Sobre a Organização
O Instituto Nascente das Criolas nasceu em 2015 como resultado da organização coletiva de comunidades quilombolas do Vale do Itapecuru, a partir da necessidade de responder às violações socioambientais e defender modos de vida tradicionais. O Instituto tem desenvolvido programas de autonomia alimentar, registro de memórias e formação, além de firmar parcerias estratégicas para obras e infraestrutura comunitária, ações formativas e visibilidade das lutas locais.


























