Objetivos e público alvo
O projeto visa blindar a segurança digital e organizacional do Observatório Caso Braskem para proteger sua equipe e o acervo de dados sobre o desastre mineral em Maceió. O público prioritário abrange as vítimas atingidas pelo afundamento do solo, pesquisadores e comunicadores comunitários integrados ao laboratório cidadão.
Contexto
O Observatório atua há seis anos monitorando o maior desastre socioambiental urbano em curso no Brasil, provocado pela mineração de sal-gema. O cenário é de alta vulnerabilidade, com registros de perseguição, vigilância física e suspensão de contas digitais de lideranças da organização. A exposição pública cresce com o lançamento de uma plataforma inédita de transparência, o que amplia o risco de ataques cibernéticos e retaliações.
Sobre a Organização
O LabHacker é um laboratório de cultura digital que gere o Observatório Caso Braskem através de uma liderança feminina e majoritariamente alagoana. A organização atua na produção de dados geoespaciais independentes, incidência internacional na ONU e formação de redes de solidariedade. Com uma estrutura diversa que inclui vítimas do desastre e especialistas em dados, o grupo tem a missão de democratizar informações complexas para fortalecer a autonomia das comunidades na reivindicação de direitos.


























