Projetos

Marta Meire da Silva Pinho Santos – Movimento de Mulheres do Subúrbio Ginga

Desatando nós

Bahia

Objetivos e público alvo

Dar visibilidade ao problema das mulheres jovens aliciadas como apontadoras do jogo do bicho no Subúrbio Ferroviário de Salvador, ajudá-las a quebrar o ciclo – desatar os nós – do  trabalho em situação escravizante e enxergarem alternativas ao cenário de exploração.

Atividades principais

  • Oficinas de cidadania
  • Cursos
  • Chamar a atenção das autoridades e da sociedade

Contexto

Mulheres, especialmente as mais jovens, sofriam exploração como apontadoras do jogo do bicho nos bairros do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A atividade exclusivamente feminina e exercida principalmente pelas mais jovens consiste em vestir roupas curtas e usar o corpo como forma de atrair apostadores, muitos dos quais aliciam as mulheres em troca das apostas.

Sobre a organização

O Movimento de Mulheres do Subúrbio Ginga tem como missão capacitar e empoderar mulheres, contribuindo para o despertar de seu protagonismo e da percepção da necessidade de construção coletiva. O grupo de cerca de 50 mulheres realiza palestras, seminários, diálogos, oficinas e cursos em 22 comunidades que compõem o Subúrbio Ferroviário de Salvador. Os temas abordados são direitos humanos, violência de gênero, saúde da população negra, mulheres em espaços de poder, resgate de raízes, tráfico de mulheres, cooperativismo e empreendedorismo, entre outros.

Parcerias

Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS)
Fórum de Entidades do Subúrbio (FES)
Associação Renascer Mulher
Rede de Comunidades Saudáveis de Salvador
Estudantes do curso de Gênero e diversidade da UFBA
Fundo Social Elas

Resultados

Foram realizadas as oficinas e cursos de formação previstos, o que permitiu inclusive identificar dificuldades estruturais das mulheres participantes (como a falta de fluência na leitura e escrita). O trabalho ajudou o grupo a ficar conhecido em sua comunidade e contribuiu para elevações pontuais na auto-estima e na segurança das mulheres envolvidas.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2010

Valor doado

R$ 16.860,00

Duração

6 meses

Temática principal

Direitos das mulheres

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais