Projetos

Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense – MMNEPA

Rompendo as barreiras do silêncio da violência contra a mulher e clamando pelos direitos no nordeste paraense

Pará

Objetivos e público alvo

Promover a valorização da mulher como ser humano, garantindo seu espaço na sociedade com respeito e dignidade, e dando visibilidade a violências ocultas, como a doméstica, foi a proposta do MMNEPA. A meta final seria implementar uma rede de enfrentamento às violações de direitos humanos das mulheres.

Atividades principais

  • Campanha
  • Capacitação sobre violência de gênero
  • Implantação da Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher no Nordeste Paraense
  • Levantamento e sistematização de dados

Contexto

O MMNEPA realiza encontros de formação das mulheres nos temas saúde e sexualidade, orçamento público e participativo, gênero e políticas públicas, violação de direitos, e as diretrizes da Lei Maria da Penha. Além disso, é feito um acompanhamento aos grupos de mulheres das zonas urbana e rural dos municípios paraenses, incentivando a participação delas nos conselhos municipais e estadual para a garantia das políticas públicas.

O movimento também se envolve em diversos eventos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, como o Fórum Social Mundial, a comemoração do Dia Internacional da Mulher, os Gritos do Campo e da Terra Brasil, a Marcha das Mulheres em Belém e em Brasília, o Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe contra a Violência Sexual e Doméstica, e a Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher.

Sobre a organização

O movimento defende os direitos das mulheres sob a perspectiva de luta para que a sociedade e o poder público reconheçam esses direitos e garantam condições concretas para o exercício pleno da cidadania e para a igualdade entre gêneros.

Parcerias

Conselho Municipal e Estadual dos Direitos da Mulher
Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Mulher
Defensoria Pública
Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense
Ministério Público

Resultados

Além de fazer o debate sobre a violência contra a mulher e a necessidade de dar visibilidade ao tema, a organização deu início à formalização da rede de enfrentamento. As capacitações instrumentalizaram as militantes para participar com qualidade dos conselhos públicos ligados ao tema.

Linha de Apoio

Edital Anual

Ano

2009

Valor doado

R$ 25 mil

Duração

12 meses

Temática principal

Direitos das mulheres

Ajude a transformar o país!
Colabore com nosso trabalho!

DOE AGORA

Projetos

Conheça os projetos apoiados pelo Fundo Brasil

Saiba mais