Objetivos e público alvo
O projeto busca fortalecer a luta territorial das comunidades tradicionais de pescadores(as) artesanais e caiçaras do litoral do Paraná, formação de Operadores de Direitos Étnicos e Coletivos, rearticular o grupo PEART para debater gênero, direitos territoriais e conflitos socioambientais, e construir um estudo técnico e comunitário para a criação de uma Reserva Extrativista (RESEX). O público alvo são jovens e mulheres.
Contexto
As comunidades tradicionais de pescadores(as) artesanais vivem em território formado por terra e mar, historicamente ameaçado por grilagem, grandes empreendimentos e unidades de conservação restritivas, como o Parque Nacional de Superagui (PARNA) e a Estação Ecológica (ESEC). Atualmente, pressões externas, como expansão portuária, especulação imobiliária e turismo, aumentam os riscos para a continuidade cultural, econômica e social dessas comunidades.
Sobre a Organização
O MOPEAR é um movimento social fundado em 2008, organizado de forma autogestionária pelas comunidades tradicionais de pescadores(as) artesanais e caiçaras do litoral do Paraná. Com coordenação eleita entre lideranças comunitárias, atua na defesa dos direitos étnicos, territoriais e coletivos, promovendo mobilização social, formação política e participação em conselhos gestores de unidades de conservação.


























