Objetivos e público alvo
O projeto visa promover a cultura da segurança integral entre as/os militantes do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos, com foco em segurança emocional, psicológica e digital. Serão realizadas atividades como o Seminário Nacional de Formação em Segurança Integral, intercâmbios de experiências e oficinas virtuais de capacitação. O público prioritário são as/os militantes do MTD, especialmente mulheres, negros/as e LGBTQIA+, que enfrentam ameaças como violência física, sexual e crimes cibernéticos em seus territórios.
Contexto
O Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos atua em 14 estados brasileiros, organizando a classe trabalhadora em lutas por moradia, trabalho, alimentação e equidade racial e de gênero. As/os militantes enfrentam ameaças cotidianas, como violência doméstica, roubo de dados e crimes cibernéticos, que impactam sua saúde emocional e psicológica. O projeto busca fortalecer a capacidade de autoproteção e criar uma cultura de cuidado coletivo, com ações que promovam o bem-estar e a segurança integral.
Sobre a Organização
O Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) é um movimento popular urbano, nacional, de massas, feminista, territorial e periférico, fundado em 22 de maio de 2000. Inicialmente criado como Movimento dos Trabalhadores Desempregados, o MTD surgiu na luta por trabalho e moradia, organizando pessoas em transição entre o campo e a cidade. Ao longo de 23 anos de atuação, o MTD expandiu sua presença para 14 estados e 4 regiões do país, atuando em médias e grandes cidades. Suas principais lutas são por trabalho, moradia, alimentação e equidade racial e de gênero, com o objetivo estratégico de construir um Projeto Popular para o Brasil, por meio da organização da classe trabalhadora e da radicalização da democracia.